E-Book Gratuito

Métodos e Técnicas de Estudo

Perdi o cartão de cidadão, e agora?

O cartão de cidadão é um documento essencial na nossa vida, pois permite provar a identidade perante qualquer entidade pública ou privada, contendo vários dados de identificação. Se perdeu o Cartão de Cidadão ou se foi roubado ou furtado, a primeira coisa a fazer é pedir o cancelamento do Cartão.

 

Cancelamento do Cartão de Cidadão

Em casos de destruição, perda, roubo ou furto do cartão de cidadão, o cancelamento deve ser realizado no prazo máximo de 10 dias após o sucedido (Artigo 33º/1 da Lei nº7/2007, de 5 de fevereiro). Caso não o faça, poderá pagar uma coima entre 100€ e 500€, conforme o Artigo 43º/4 da Lei nº7/2007, de 5 de fevereiro.

O pedido de cancelamento pode ser feito através dos seguintes meios:

  • Presencialmente, recorrendo a um balcão de atendimento e é gratuito (Conservatória do Registo Civil, Espaço Registos ou Loja do Cidadão). Se residir no estrangeiro, pode cancelar num posto consular português.
  • Online, no prazo de 10 dias após a data do conhecimento da perda, destruição, furto ou roubo e é gratuito. Para o efeito, aceda, com ou sem autenticação, ao portal e-Portugal (hiperligação para https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/cancelar-o-cartao-de-cidadao )
  • Por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (210 990 111), que funciona 24 horas por dia, com custo da chamada local.

 

O cancelamento deve ser pedido pelo titular. No entanto, se o titular tiver menos de 16 anos e/ou estiver interdito ou inabilitado por anomalia psíquica, pode ser cancelado por um representante legal.

Tendo em conta a elevada importância do Cartão de Cidadão por conter vários dados sobre si, sugere-se a comunicação do sucedido às autoridades policiais, sobretudo se existir furto ou roubo.

 

Renovação do Cartão de Cidadão

Posto isto, deve proceder à renovação do Cartão de Cidadão, que pode ser efetuada pelas vias:

 

Para pedidos online em caso de perda, destruição, roubo ou furto, a renovação tem um custo de 13,50€, se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos, ou de 16,20€, se a validade do novo cartão for superior a 5 anos. Se o atendimento for presencial, o custo para pedidos normais (sem carácter de urgência), é de 15€ para cartões com validade de 5 anos e 18€ para cartões com validade de 10 anos. Se tiver urgência pode apresentar um pedido de cartão provisório, que tem custos inerentes, com a validade de 90 dias.

 

Fontes:

https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/cancelar-o-cartao-de-cidadao

https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao

https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/ferias-lazer/noticias/cartao-de-cidadao-o-que-fazer-se-perder-ou-caducar

Tags

Partilhar

Deixe um comentário

E-book Gratuito

Subscreve a nossa Newsletter e faz download do nosso ebook totalmente grátis

Mundo do Direito