Tens dificuldades em acabar o exame? Não sabes como mudar isso? Então toma muita atenção às próximas dicas que te irão ajudar a ultrapassar este obstáculo!
Saber gerir o tempo nas avaliações é extremamente importante, pois pode ser decisivo no resultado final. Por isso, é fulcral um estudo prévio, para que o teu desempenho seja melhor e mais rápido. Se dominares a matéria, irás identificar com maior rapidez os problemas e resolvê-los.
Imaginando um exame de Direito, que tem entre 90min ou 120min, irás dividir o tempo em 3 partes:
• 20% leitura e esquematização:
Esta é uma fase de primeiro contacto, onde deverás ler o enunciado parágrafo a parágrafo, apontar e escrever os problemas, identificar previamente as soluções e fazer esquemas. Irá ajudar-te na contextualização e resolução dos problemas, bem como a nível da interpretação das questões. Deves ler a pergunta até ao fim, para não responderes erro de não se «à questão 2 na questão 1, por exemplo.
• 70% resolução do exame:
Se o exame for de Quid Iuris, irás resolver pelo enunciado, parágrafo a parágrafo, problema a problema. O mais importante é saber identificar o problema e dar a solução com a respetiva base legal, só depois completar com doutrina e jurisprudência. No entanto, para Direito Penal, na matéria da responsabilidade penal, faz mais sentido resolver o exame de personagem em personagem e não de parágrafo em parágrafo. Se o exame for de questões diretas, dedica mais tempo para as questões de maior cotação. Caso não saibas inicialmente a resposta, avança para as questões seguintes e só depois é que regressas, para evitar respostas em branco. Para facilitar o controlo do tempo, leva relógio.
• 10% revisão
Nesta fase final, farás uma leitura geral para verificar se existem erros ortográficos, se a caligrafia está legível, se existe algum erro técnico e para completar o que falta a nível de matéria.
Para controlar melhor o tempo, é aconselhável levar relógio!