E-Book Gratuito

Métodos e Técnicas de Estudo

O que fazer na véspera do exame de Direito?

O que deves e o que não deves fazer na véspera do exame?

É véspera de exame e não sabes o que fazer. Estás nervoso/a, podem surgir pensamentos de que não estás suficientemente preparado/a, então desatas a estudar durante horas. Lamento informar, mas o que está sabido, está sabido. Na véspera do exame, pouco vale tentar estudar a matéria acumulada. Resta rever e descontrair.

Supostamente, chegado a este momento, já terás feito um estudo gradual e progressivo ao longo do semestre e não estudar muito no início e muito no fim. Convém que estejas calmo/a e confiante, pois se pensas que vai correr mal, começas a stressar e a desacreditar nas tuas capacidades. Mas atenção, sem uma preparação adequada não há estratégia que te salva para teres um bom desempenho!

 

Para te ajudar neste dia de véspera, consulta as seguintes dicas:

 

1. Revisão dos pontos mais importantes

Estudar a matéria do semestre inteiro irá confundir-te ainda mais e deixar-te mais ansioso/a. Em vez disso, concentra-te na revisão dos pontos mais importantes da cadeira.

 

2. Anotações

Ao estudar, faz anotações da matéria que pode sair no exame, num bloco de notas para te ajudar a focar no mais importante.

 

3. Técnicas de estudo

Na véspera do exame, opta por resolver alguns casos práticos, testes e exames dos anos anteriores e explica a matéria em voz alta. Também podes elaborar resumos muito sintéticos e desenvolver a matéria mentalmente a partir dessa base.

 

4. Técnica do Pomodoro

Divide o teu estudo em pequenos blocos de tempo (chamados Pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez. Estudas 25 minutos, descansas 5 minutos. Quando completares 4 Pomodoros, ganhas uma pausa de 15-20 minutos!

 

5. Música por ondas binaurais

Ouvir esta música enquanto se estuda ajuda a manter o foco e a concentração; reduz o stress e ansiedade; melhora a memória; aumenta a concentração e criatividade; possibilita uma melhor resolução dos problemas; proporciona a sensação do bem-estar; aumenta a capacidade de processar maior quantidade de informações. Se pesquisares no Youtube, encontrarás várias opções.

 

6. Descontrair

Depois de tanto estudo, o melhor a fazer a seguir é relaxar. Evita a cafeína, pois pode deixar-te com mais ansiedade e bebe água que hidrata e diminui a fadiga. Ouve música, vê filmes, pratica meditação para relaxares ou alguma atividade física. O importante é descontrair!

 

7.Descansar

Não te deites tarde, tenta dormir pelo menos 8 horas. Isto é muito importante para que o teu cérebro esteja bem desperto no dia seguinte. Não faças diretas antes do exame, não compensa!

 

Dia do exame

  • No dia do exame, chega cedo e evita situações que gerem ansiedade, como memorizar matéria e estar em contacto com colegas nervosos a tirarem dúvidas.
  • Lê primeiro todo o enunciado do exame, faz os teus esquemas e sublinha as partes mais importantes
  • Responde às questões que sabes melhor e às mais fáceis.
  • Fica atento à gestão do tempo para não deixares perguntas em branco.
  • Não te distraias com o que se passa à tua volta e, se ficares nervoso/a, usa técnicas de relaxamento.
  • Lembra-te do esquema de resolução mágico que resolve grande parte dos casos práticos de Direito: identificar o problema, dar uma solução com base legal e completar com doutrina e jurisprudência.
  • Quando acabares o exame, e antes de entregar, relê e completa o que falta.

Tags

Partilhar

Deixe um comentário

E-book Gratuito

Subscreve a nossa Newsletter e faz download do nosso ebook totalmente grátis

Mundo do Direito