Como fazer bons apontamentos? E como se estrutura?
Os apontamentos ajudam a manter a concentração e a organização nas aulas e no estudo, ajudando a reter uma maior quantidade de informações. Desta forma, aprendes a selecionar o essencial e a perceber a estrutura da matéria em causa.
Para tal, existem diversas formas para se estruturar os apontamentos, a saber:
- Tópicos: este é o método mais comum e tradicional no que toca a escrever apontamentos. Segundo este método, deve-se selecionar os pontos principais da matéria e escrever através de frases sintéticas, dividindo, se necessário, em subtópicos;
- Método Cornell: este método exige a divisão do papel em 3 partes: uma para anotações, que consiste em destacar as informações principais; outra sobre as palavras chave do assunto, questões e/ou pequenos tópicos; e a última para um resumo do que foi aprendido. Este método é muito utilizado para apresentações orais e revisão de matéria.
- Esquemas: este é igualmente um método clássico de escrita de apontamentos, muito adequado para matérias processuais e/ou complexas. Os esquemas abrangem um conjunto de palavras-chave que possibilitam a “arrumação” de grandes quantidades de informações, de modo a desmistificar o tema em causa, através do auxílio de setas e caixas de texto.
Em todos estes métodos, o objetivo é simples: aprender de forma simplificada e organizada. Para elevar a fasquia, procura escrever de memória, de forma a melhorar a aprendizagem.
E o que fazer durante as aulas?
Nas aulas, procura saber qual a matéria a ser abordada e prepara-te previamente. Assim, certos termos já serão familiares.
Escreve de forma sintética: como não consegues escrever tudo o que ouves, tenta primeiro perceber o que está a ser transmitido e só depois escreves o principal por palavras tuas (isto seria o ideal). Para acelerar a velocidade da escrita, utiliza siglas e abreviaturas.
Se não conseguires acompanhar uma ideia que o professor tenha dito, deixa um espaço em branco e, no fim da aula, pergunta ao professor ou a um colega.