Existem alturas da nossa vida em que estamos menos motivados para concretizar algo. Apesar de ser uma fase normal, não devemos permanecer neste estado durante muito tempo.
Para que tenhas motivação no estudo, deves conferir estas dicas:
1. Definir objetivos específicos e realistas
Ao teres objetivos diários aumenta o foco no estudo e, consequentemente, ativa a motivação. Para tal, reflete nas diversas matérias que tens e define um objetivo para cada uma. Por exemplo, “pretendo tirar uma certa nota a uma determinada cadeira, por isso irei proceder a isto”; ou ainda “hoje irei resolver estes casos práticos e estudar até ao capítulo tal”.
A longo prazo, reflete nestas questões: que média pretendo acabar o curso? Qual o motivo de ter escolhido este curso? O que gostaria de seguir profissionalmente?
Estudar por obrigação não pode existir na tua mente!
2. Recompensa pelo estudo
Procura por uma recompensa sempre que terminas um desafio. A motivação acontece quando escolhes uma recompensa e sabes que só a vais receber quando terminares os teus objetivos de forma correta, mas não mintas para ti mesmo.
Como exemplo, escolhe algo que gostarias de fazer no fim de semana (ir à praia, ir ao cinema/teatro, ler, ver filmes/séries, tocar um instrumento musical, praticar um desporto, entre outras atividades). Mantém o foco no processo e não somente no resultado final. O cérebro vai associar que um esforço é sempre recompensado e os estudos ficarão mais fáceis de serem concretizados.
3. Hábito de estudo
Deverás ter uma rotina de estudo para que tal se transforme num hábito. Em termos muito breves, um hábito consiste em um facto permanente de comportamento ao longo do tempo. Ao teres a tua rotina de estudo, estarás mais motivado/a a concretizar os teus objetivos.
Para tal, cria um espaço de estudo com a tua identidade, que seja confortável e bem iluminado. Assim, o teu cérebro irá associar aquele espaço a estudo. Por isso, se tens por hábito relaxar na sala, procura o quarto para o estudo.
4. Decorar não é aprender
Um erro muito comum no estudo é começar a decorar tudo e mais alguma coisa. No entanto, não estarás a aprender as temáticas e a longo prazo esquecerás a matéria com grande facilidade. Ao entender a matéria, irás reparar que não precisas de a decorar, o que te dará maior motivação, pois os conceitos base foram compreendidos.
5. Errar faz parte do processo de aprendizagem
Sim, ao longo da tua caminhada académica irás ter momentos altos e baixos, irás acertar e irás errar. Contudo, olha para esses erros como uma oportunidade de aprendizagem. Reflete no que não correu tão bem e procura soluções, nem que seja através de ajuda externa.
Por isso, não tenhas medo de errar, a prática é que te faz evoluir. E se fracassares novamente? Não desistas, tenta mais uma vez e continua a procurar o caminho para o teu sucesso académico!
Bons e maus momentos fazem parte da vida, o que te distingue é a forma como reages a isso.
O sucesso que tanto procuras, é o resultado do teu esforço e dedicação! E esse dia chegará e será glorioso, uma sensação de missão cumprida. Depois, seguem-se novas conquistas.