E-Book Gratuito

Métodos e Técnicas de Estudo

Vale a pena fazer uma Pós-Graduação em Direito?

Se és finalista ou se já terminaste o curso, surge uma pergunta: o que fazer a seguir? Muitos acabam por seguir para Mestrado, outros frequentam uma Pós-Graduação. Mas será que vale a pena fazer uma Pós-Graduação em Direito?

  1. O que é uma Pós-Graduação?

É um curso que se frequenta no fim da licenciatura, num estabelecimento de ensino superior, mas não confere grau académico. São de curta duração, sobretudo em comparação com um mestrado, e concede certificado após aproveitamento. Estes cursos podem denominar-se Pós-Graduação ou Especialização, conforme denominação que o estabelecimento de ensino atribui. Geralmente, pós-graduação implica 1 ano letivo no ciclo de estudos (com um total de 60 ECTS), enquanto que o Curso de Especialização pode ter a duração de 1 semestre.

Servem como uma formação especializada, mais prática e complementar à licenciatura, e preparam os alunos para desempenhar certas funções profissionais, para ingressar em estudos de nível superior (mestrado ou doutoramento) ou simplesmente para aprofundar conhecimentos jurídicos de uma área específica onde não se desenvolveu tanto nas aulas da licenciatura.

  1. A quem se destina?

Este curso destina-se a todos aqueles que tenham terminado o curso superior ou que estão em vias de terminar, ou seja, finalistas. No caso dos finalistas, para obterem o certificado da Pós-Graduação, é necessário terem aproveitamento académico aquando da conclusão da licenciatura. No entanto, tal situação pode variar entre estabelecimentos de ensino e, por isso, convém estar informado antes de investir.

  1. Vale a pena frequentar?

A resposta depende dos objetivos pretendidos. Como em tudo, a frequência de uma Pós-Graduação possui vantagens e desvantagens, a saber:

Vantagens
• Permite a atualização de um tema;
• Desenvolve competências específicas;
• Ajuda a definir objetivos de carreira;
• Relação entre professor e aluno diferente;
• Contacto com vários especialistas da área;
• Enriquecimento do currículo na vertente da formação profissional;
• Maior cotação na avaliação curricular na contratação por empresas.

Desvantagens
• Não confere grau académico;
• Investimento alto.

  1. Devo investir?

Antes de avançares para um investimento, precisas de saber:
• Esta formação irá melhorar a minha posição no emprego, na candidatura a um emprego ou na candidatura a um mestrado/doutoramento?
• Tenho interesse em desenvolver conhecimentos jurídicos num assunto em específico?
• A formação escolhida é reconhecida na minha área?

Se as respostas foram sim, então deves investir numa Pós-Graduação. Tudo depende dos teus objetivos, disponibilidade e capacidade financeira. No entanto, a sua frequência não substitui um mestrado, mas está muito bem vista pelas empresas e estabelecimentos de ensino superior.

Tags

Partilhar

Deixe um comentário

E-book Gratuito

Subscreve a nossa Newsletter e faz download do nosso ebook totalmente grátis

Mundo do Direito