E-Book Gratuito

Métodos e Técnicas de Estudo

5 Dicas para a defesa da dissertação de mestrado

Como arrasar no dia da defesa da dissertação de mestrado?

Após a redação e a entrega da dissertação, surge a tão esperada defesa para se obter finalmente o grau de Mestre. Mas entre esse período, o que fazer para preparar a defesa da melhor forma?

 

Primeiramente, és a pessoa que sabe mais sobre o teu trabalho: toda a investigação e escrita daquele tema foi elaborado por ti! Por isso, sê confiante e demonstra todo o teu conhecimento na hora da defesa.

 

Após o presidente do júri iniciar o ato da defesa da dissertação, dá de seguida a palavra ao arguente.

O arguente será a pessoa que irá criticar o trabalho, colocando várias questões. O tempo que o arguente tem para expor será o mesmo que o mestrando terá para defender. No entanto, não pode existir interrupções enquanto o arguente fala, ao contrário do que sucede quando é o mestrando a falar.

 

Após este enquadramento, vamos então às dicas!

 

  1. Trabalho prévio: tendo em conta que a dissertação foi elaborada por ti, procura reler através de um ponto de vista crítico, ou seja, coloca-te no lugar do arguente e tenta prever que tipo de questões e/ou críticas podem surgir. A partir daí, será muito mais fácil antecipar as respostas, tanto a nível escrito como oral.

 

  1. Anotações: no dia da defesa, leva caneta e papel para anotar todas as questões e apontamentos que forem referidos pelo arguente, de modo a não te perderes durante a defesa.

 

  1. Seleção temática: no momento da resposta, deverás começar pela matéria que te sentes mais seguro/a. Assim, irás transmitir maior confiança.

 

  1. Gestão do tempo: como mencionado acima, terás o mesmo tempo de resposta do arguente. Isto implica que é provável não conseguires desenvolver todos os tópicos previstos. Aliás, a maior parte dos arguentes referem para o mestrando selecionar o que pretende falar. Por isso, poderás desenvolver mais tempo aquele tópico que tanto sabes, deixando de lado aquele que não te sentes confortável.

 

  1. Reconhecer erros e lutar pelos debates certos: se existirem críticas que tenham o seu sentido, deverás saber reconhecer esses erros. Caso não concordes, percebe se justifica o debate. Por vezes, é melhor ficar em silêncio do que debater até à exaustão um tópico em que poderás facilmente “perder”.

 

Espero que as dicas tenham ajudado, bom estudo!

Tags

Partilhar

Deixe um comentário

E-book Gratuito

Subscreve a nossa Newsletter e faz download do nosso ebook totalmente grátis

Mundo do Direito